
A Educação a Distância pode, entre outros, ser definida como uma educação abrangente, que visa atender o desejo de formação principalmente de adultos que trabalham. Desejo proporcionado; uma vez que, este ensino cuidadosamente planejado é feito através dos meios de comunicação num horário que você disponibiliza, onde professor/aluno encontram-se fisicamente separados.
O histórico da EAD é pontuado como um processo evolutivo positivo, já que atualmente o número de instituições, a oferta de cursos e matrículas realizadas tem aumentado. As primeiras experiências de ensino a distância foram datadas no séc. XVII com o curso de taquigrafia nos EUA.
Essa modalidade de ensino chegou ao nosso país no início do séc. XIX com breves experiências; em meados de 1.930 - 1.940 surgiram os Institutos Monitor e Universal Brasileiro, que até hoje funcionam por intermédio dos correios, consolidando assim a importância dos cursos por correspondência. Através dos avanços tecnológicos, veio à evolução da EAD (material impresso / correio / rádio / telefone / televisão / transmissão via satélite / computador / internet / e-mail), esses meios de aprendizagem se proliferaram e hoje se combinam para aprimorar a aprendizagem dos discentes.
É válido citar a normalização da Educação a Distância que ocorreu em 1.996 e o credenciamento dos seus respectivos cursos pelo MEC no ano de 2.002 (fatos de grandiosa importância durante sua história).
A Educação a Distância é de extrema importância, em especial, por favorecer a aprendizagem daqueles que por conta da correria diária não poderiam frequentar um curso regular. Há dificuldades, pois para muitos a tecnologia ainda é dispendiosa, porém, ela caminha a passos largos para que a cada dia se torne mais democrática e acessível.
Como qualquer outro sistema de ensino que promove educação, ela conta com suas vantagens e desvantagens, o principal paradigma destas é: Se por um lado o aluno pode criar seus próprios horários de estudo sem que haja presença obrigatória diária num determinado local/horário, por outro pode não ser capaz de administrar seu tempo e sua vida para tal. Porém, como na maioria dos cursos a distância há encontros presenciais, isso fortalece o aluno a se adequar as propostas da EAD, pois os professores estão aptos a motivá-los sempre ao longo do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário