
RESPOSTAS
1. Tendo em vista que a ideia central da ação social é a existência de um sentido na ação, observo a partir do posicionamento exemplificado que o tipo de ação predominante é a racional com relação a fins, pois o indivíduo visa trabalhar para atingir seu objetivo previamente estabelecido que é o de ganhar apenas o necessário a sua sobrevivência.
A partir de tal é possível observar que esta pessoa baseia-se numa falta de estímulo para desenvolver mais e melhor o seu trabalho, porém o indivíduo não deixa de ter motivação/finalidade, esta pode ser apenas considerada insatisfatória sob a ótica de quem a observa.
2. Max Weber centra sua sociologia na explicação do indivíduo, e tem como objeto de estudo a ação social, que ele define como todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outros indivíduos/grupos envolvidos.
Diante do conceito de ação social, surge a sociologia compreensiva, desenvolvida por Weber na busca de compreender a motivação do sujeito para se envolver na ação social.
Baseado num ponto de vista divergente de Marx e Durkheim acreditava na autonomia dos sujeitos nas relações sociais, vendo a economia apenas como uma das dimensões das práticas do homem.
3. Segundo a teoria de Weber a prostituição pode ser considerada uma ação social, uma vez que esta busca compreender a pessoa não se propondo a julgar a validez dos seus atos.
4. Ação Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário