segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Disciplina: Filosofia da Educação / Explicações sobre as fundamentações teóricas da Educação: Antropológicas, Epistemológicas e Axiológicas.

Segundo a grande maioria dos filósofos da Educação, a Filosofia oferece três fundamentos nos quais aquela se baseia, são eles: antropológicos, epistemológicos e axiológicos; que nasceram e mudaram seguindo as concepções de homem de dadas épocas.

A fundamentação antropológica pontua o homem como um ser essencialmente cristão, totalmente voltado para o mundo espiritual, sobrenatural, daí sua Educação destinar-se ao alcance da salvação; o indivíduo deveria viver sempre de acordo com os valores morais para que sua alma não se desvirtuasse, no intuito de conquistar o reino de Deus. Sendo assim, a Educação se trata de um processo de constante atualização do espírito objetivando a perfeição.

Os epistemológicos fazem parte de um período em que se desenvolveram as ciências modernas e consequentemente a ascensão do cientificismo, o homem torna-se capaz por meio da razão e da ciência; a Educação nega o momento anterior e centra-se na difusão do homem como um ser ativo sem recorrer às forças divinas. Agora, ela é voltada como um todo para a ciência.

Por fim a axiologia; essa fundamentação objetiva a superação de condição do homem nas duas anteriores, com o desejo de torná-lo consciente da sua condição e capaz de lutar pela própria emancipação. Aqui, a Educação visa o aprimoramento moral e material, pois a ação educativa agora envolve a constituição de uma nova consciência e também as relações de poder existentes devido o sistema capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário