
O ser humano depende de um processo de aprendizado para internalizar a sociedade em si, como também necessita de um equilíbrio entre o orgânico (funções vitais) e o cultural (maneira de satisfazê-las).
A necessidade de proteção do adulto para sobreviver, e da convivência com outras pessoas durante toda a vida para dar sentido a nossa própria existência, é o eixo norteador que nos faz diferente dos demais animais; em outras palavras, essa diferença se dá no processo de socialização, iniciado antes mesmo do nosso nascimento.
Os atos humanos variam de sociedade para sociedade, pois estes são internalizados conforme o desígnio de cada uma delas, ou seja, o aprendizado veicula-se diretamente as relações estabelecidas nos contextos sociais.
São aspectos da socialização humana, as instituições e os grupos sociais, a primeira tem como exemplo a linguagem (instituição fundamental da sociedade), e configura-se em um conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, garantindo a organização; o segundo compreende todo e qualquer sistema de relações sociais, cuja estabilidade e durabilidade sejam suas características primordiais.
Por fim vemos a escola, grupo social de aparências diversas que mescla os conhecimentos acumulados pela sociedade aos consensos e conflitos estabelecidos no dia a dia do cotidiano escolar.
Todos estes aspectos englobam um mundo, que diante de tanta complexidade é meramente humano.
me ajudou bastante !! :)
ResponderExcluir