segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Disciplina: Filosofia da Educação / Professor Reflexivo.

Formar o professor reflexivo no mundo atual é chegar ao real sentido que a Educação propõe e alcançar o que objetiva a Filosofia através da anterior; algo difícil, mas meramente proveitoso, tendo em vista principalmente que devemos ser autores da nossa própria história.

A escola desenvolveu ao longo do tempo um ensino que destina seus alunos a prática da “decoreba”, atitude por extremo errônea, pois a verdadeira aprendizagem só acontece quando nos tornamos capazes de refletir acerca de nós mesmos, do outro e do mundo. Um professor cujo perfil só remete a passividade e a não reflexão acaba “matando” sua sala de aula.

O educador que a nossa sociedade necessita é aquele capaz de refletir acerca da sua teoria e prática, revendo-as e refazendo-as constantemente, como também estimulando os educandos para que possam ser capazes de criticar, refletir, buscando sua própria compreensão de mundo.

Faz-se necessário, portanto, formar esse professor chamado de reflexivo, pois só assim a desalienação da sociedade passará a acontecer e haverá o nascimento de uma geração pensante, capaz, sagaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário