quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Disciplina: Sociologia da Educação / A crise do feudalismo, o surgimento do capitalismo e o aparecimento da sociologia.

A sequência dos fatos: declínio do feudalismo, nascimento do capitalismo e posteriormente da sociologia, nos faz requerer uma retrospectiva dos acontecimentos que decorreram durante esse processo de tal forma que possamos conhecê-los e entendê-los através de uma reflexão própria.

O feudalismo foi um sistema político e social de grande exploração, onde o poder se concentrava nas mãos de uma minoria, sendo que aos demais só restava o trabalho e a submissão; daí, com o passar do tempo, evidencio aqui que nada é imutável, a necessidade de aprimorar as formas de produção, o crescimento populacional, a expansão do comércio, dentre vários outros, desencadearam o nascimento de uma organização econômica em que os meios de produção são particulares com fins lucrativos, a este denomina-se capitalismo (proprietário » lucro / trabalhador » salário).

Com o avanço do capitalismo que levou ao surgimento da classe trabalhadora, urbanização e consequentemente condições mínimas de trabalho e sobrevivência e também as Revoluções Industrial e Francesa, as pessoas passaram a sentir necessidade de indagar as relações existentes dentro da sociedade, uma vez que, a desordem tomou conta da mesma. Então, a partir dos questionamentos relativos ao social e coletivo surgiu à sociologia, visando, sobretudo uma reflexão perante a sociedade moderna.

A sociologia, portanto é reflexo de um processo longo, onde as transformações no mundo do trabalho e na organização social contribuíram demasiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário