quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Disciplina: Sociologia da Educação / Trabalho sobre a Sociologia Clássica de Durkheim.


RESPOSTAS

1. Durkheim, cientista social, um dos fundadores da sociologia, tem como objeto de estudo o fato social, ou seja, tudo que acontece em sociedade (maneira de ser, pensar e agir) unida por um valor comum; a sociedade está acima do indivíduo, e o fato social constitui as normas/regras coletivas que orientam a vida em sociedade. São características dos fatos sociais serem: coercitivos, exteriores as consciências individuais e comuns a todos os grupos.

2. São os valores, as regras e as formas de agir no âmbito coletivo, concebidos como formas de consciência que a sociedade impõe aos indivíduos, e não se reduz apenas a soma das representações dos indivíduos que compõem a sociedade.

As representações coletivas são exteriores ao indivíduo, ele as encontra formadas e não pode mudá-las.

3. Segundo Durkheim, Educação é um fato social que se resume a mera transmissão de valores morais das culturas antigas para as novas gerações, tornando-os membros da sociedade. Esta leva o indivíduo a se conformar com uma maneira de ser na sociedade; ao educador cabe o papel de transmissor da realidade, e ao educando o papel de passividade diante do professor e seus ensinamentos (Pedagogia Tradicional).

4. A solidariedade mecânica é voltada para uma sociedade sem urbanização, onde os interesses dos indivíduos são comuns, há mínima necessidade do trabalho do outro para viver.

Vínculo moral entre o indivíduo e a sociedade.

Já a solidariedade orgânica diz respeito à sociedade urbanizada, onde há divisão de trabalho e um ser precisa do outro para viver, já que não somos capazes de fazer tudo que necessitamos para nossa sobrevivência sozinhos.

Relação puramente econômica.

5. Durkheim é considerado conservador no que diz respeito à Educação porque a trata como herança da reprodução do social, onde a geração de adultos exerce ação sobre a geração de crianças e adolescentes.

Ele acreditava numa Educação que não visava transformação e sim conformação, pois a via independente do individual, diferente de Marx e Weber, em que o primeiro a via associada ao trabalho e o segundo aliada a busca de poder e status.

Nenhum comentário:

Postar um comentário