segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Disciplina: Língua Portuguesa / Resenha: Textos acadêmicos e não acadêmicos.

JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Zeggio. Fundamentos do Texto em Língua Inglesa II. Curitiba: IEDESDE Brasil S.A, 2009. 296p. (p.13 a p. 41)

Resenhado por: Eliete de Jesus Fialho*

Os gêneros acadêmicos e não acadêmicos, é o tema aportado pelas autoras no primeiro capítulo de uma coletânea de vídeo-aulas destinadas a cursistas de Inglês que foram transcritas para facilitar seu estudo.

O texto enfatiza a importância da linguagem escrita abordada por dois âmbitos: em situações do nosso dia a dia e no ambiente acadêmico. A princípio, apresenta “gênero”, sendo conceituado, caracterizado e pontuando como algo que sempre está a sofrer mudanças e cujo uso dá sentido a nossa vivência. O conteúdo destinado apenas à área de Ciências Humanas aponta a realidade como dependente de quem a observa, motivo pelo qual a língua é base para a compreensão da edificação do conhecimento acadêmico. Um texto bem elaborado deve conter sua função social, estrutura e qualidade argumentativa; o gênero acadêmico especificamente apresenta uma estrutura estável, composta por: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Alguns exemplos de textos acadêmicos como: abstracts, artigos, monografia, dissertação e tese; e não acadêmicos: bula de remédio, receita culinária, poesia, e-mail, propaganda e currículo são explicitados em Língua Inglesa despertando o interesse do leitor pelo seu conteúdo; alinhado a eles suas respectivas finalidades e estrutura organizacional. Finaliza com um artigo científico a respeito dos gêneros do discurso, o qual reafirma algumas de suas especificidades e acomete outros de seus aspectos.

O capítulo fornece subsídios para a compreensão de diversos tipos de texto. Com abordagens que visam fazer esclarecimentos a respeito da temática, sua leitura é de fácil entendimento, e seus exemplos também reforçam e auxiliam a assimilação do proposto.

Finalmente, através dessa análise podemos conhecer/aprimorar nosso conhecimento a respeito das tipologias textuais, que em muito pode enriquecer nossos estudos.

O texto destina-se a alunos de graduação, em especial na área de Ciências Humanas, pois é de grande auxílio para aqueles que estão iniciando um curso e necessitam de orientações a fim de conhecer/diferenciar gêneros e produzir trabalhos acadêmicos.

*Eliete de Jesus Fialho, Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino pelo Instituto de Ensino Superior Programus, e Graduanda em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí / UAPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário