
RESPOSTAS
1. Etimologicamente a palavra Filosofia é resultado da junção de duas palavras gregas: philo (que ama) e sophia (sabedoria). Surgida na Grécia antiga há aproximadamente 2.500 anos buscando explicações racionais acerca das questões da existência humana, pode ser definida como um estudo acerca dos princípios, valores e sentido da realidade, conduta e destino do homem e do mundo de maneira crítica e reflexiva.
Para Kant “não há filosofia que se possa aprender, só se pode aprender a filosofar”, na verdade a Filosofia estima, respeita e almeja o conhecimento.
2. Filosofia e o Filosofar caminham juntas, ambas são dependentes, pois quem está aprendendo Filosofia já está a Filosofar. A atitude filosófica é uma atividade individual de cada filósofo e tem como principais características a ação crítica, reflexiva e a antítese (quando se nega ou dá-se ao mesmo problema outra resposta). É válido citar também que o método constitutivo do Filosofar é a dialética (tese – antítese – síntese).
3. No início da Idade Moderna surgiu à distinção entre conhecimento filosófico e científico, o primeiro remete a algo racional, porém não verificável, ou seja, hipóteses que se baseiam apenas na experiência; o segundo faz referência a algo também racional, mas verificável, em outras palavras, passa pela experimentação podendo ser comprovado.
A partir do esclarecimento anterior, é correto afirmar que a Filosofia não é uma ciência, em especial por se tratar de uma verdade que ao invés de ser constatada com experimentos científicos é apenas lógica.
4. A Filosofia pode ser considerada formadora do ser humano por estar fundada na razão humana, ou seja, proporciona ao indivíduo por meio da razão um raciocínio crítico e reflexivo visando uma melhor condição de compreender a si mesmo, ao outro e desenvolver o saber necessário para compor meios de intervenção da natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário