quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Disciplina: Sociologia da Educação / O que é uma educação reprodutivista?

A educação reprodutivista gira em torno da escola como transmissora de culturas, e da difusão do capitalismo visto sob a ótica dominante dos empresários. De acordo com o estudo dos contemporâneos da Sociologia, esta pode ser desenvolvida e analisada através de três teorias: da violência simbólica, dos aparelhos ideológicos e da escola dualista.

A teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica pontua o acesso à educação apenas aos possuidores de bens materiais e culturais da sociedade, vendo a escola como o local onde se impõe as ideias dominantes às classes dominadas.

Já a teoria da escola enquanto aparelho ideológico de estado vê esta a serviço da reprodução das ideias dominantes na sociedade, a escola edificada pelos burgueses fortalece e dissemina seus interesses.

E, a teoria da escola dualista a mostra dividida em duas classes: burguesia e proletariado, onde a escola não só marginaliza em relação à cultura burguesa, como em relação à cultura proletária, havendo uma escola distinta para cada classe.

Diante da concepção de Bourdieu sobre escola, reprodução e o eixo das teorias citadas, pode-se concluir que a educação reprodutivista tem como base reforçar o poder claramente estabelecido pela classe dominante, onde a escola serve aos interesses desta e, portanto reproduz as desigualdades existentes na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário