
Socializar-se é tornar-se membro da sociedade, adaptando-se e transformando o grupo social ao qual o indivíduo pertence.
A socialização começa desde o nascimento, através da interação estabelecida entre a criança e os outros seres humanos, essa identificação com os demais se dá a partir da observação que a criança faz, assimilando mentalmente a atitude exposta pelo adulto. Há, porém dois pontos de vista perante a socialização, uns acreditam que a criança assume o mundo em que os outros já vivem (socialização primária) outros, em sua introdução social num mundo próprio, desenvolvendo-se ao longo de toda vida (socialização secundária).
O principal veículo de socialização é a linguagem, através desta o ser humano aprende e transmite os valores sociais, como também, passa a ser capaz de refletir sobre si mesmo. A interiorização do mundo social, também contribui para a socialização do indivíduo, pois o controle de conduta se dá mediante comandos e proibições de ordem moral vindos de fora.
Todos esses elementos: interação, linguagem e interiorização propiciam a inserção do indivíduo em seu meio pertencente, o qual contribui muito significativamente para sua formação pessoal dentro da sociedade. É plausível, portanto ver o indivíduo como atuante do seu mundo, e baseado nesses fatores caracterizá-lo como um ser “humano social”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário