domingo, 12 de fevereiro de 2012

Disciplina: Língua Portuguesa / Resumo do artigo: "Propagandas impressas, educação e leitura."

O objetivo deste trabalho é entender o processo de produção de sentidos a partir da leitura de textos publicitários sob a ótica interacional de Orlandi e tendo como objeto a análise de duas propagandas de Banco.

Muitos são os estudos e as teorias sobre a leitura, compreendê-la exige habilidade, interação e trabalho. Orlandi (1993) afirma a existência de um leitor que é real (lê o texto) e um virtual (o autor imagina); no texto publicitário é levado em consideração esse possível leitor, tentando seduzi-lo.

A partir daí, ocorrem importantes processos e aspectos que levam a significação de um texto. São eles: a relação de interação entre os interlocutores, em que o leitor interage com outro/s sujeito/s mediados por objetos; os modos de leitura, que são as formas de relação dos leitores com o texto; o implícito, em que devemos observar não apenas o que está dito e levar em consideração o lugar social dos interlocutores (relações de força) e a intertextualidade, que se trata da relação existente, possível ou imaginária de um texto com outro.

Segundo Orlandi (1993) os domínios da leitura devem estar integrados; nesta perspectiva a autora afirma a existência de três reducionismos com a leitura: A escola conduz o tratamento da leitura apenas em termos de estratégias pedagógicas muito imediatistas; A distinção de classes sociais na sua relação com a escola e a leitura; e, A leitura é vista como decodificação, e não apreensão.

No que diz respeito às diferentes formas de linguagem, a escola contemporânea vem se incorporando ao ensino de textos da mídia, visando obter subsídios para tornar-se crítica.

Na história de produção de leitura podemos observar sua previsibilidade devido à sedimentação de sentidos, a intertextualidade e o histórico de leituras realizadas, no entanto, esta não é somente previsibilidade, a imprevisibilidade permite compreender um texto em seus múltiplos sentidos.

Nessa perspectiva o leitor pode compreender o mínimo ou o máximo do texto, essa conclusão se dará a partir de uma análise da relação do texto e do leitor com o contexto histórico-social, cultural e ideológico. Dessa forma, é preciso cuidado por parte do professor na hora de interferir nas condições de produção de leitura do aluno, para que possam acontecer todas as leituras possíveis que um texto possa oferecer.

Para Kleiman (2006) existem dois contextos diferentes em que se inserem os alunos devido sua produção de leitura mediante a intervenção do professor: um contexto de fracasso, em que o aluno é cego as possibilidades de comunicação de palavra escrita, e um contexto de aprendizagem, em que as identidades de leitor vão sendo construídas na interação.

O texto publicitário é um dos mais fortes veículos de comunicação de massa constituído por elementos verbais e não verbais, se utiliza do processo de implicitação e da argumentação, tentando persuadir o público acerca de determinado produto ou serviço, como também modificar ou conservar determinados comportamentos, opiniões, ideias ou crenças. Como a propaganda age no modo de vida em geral, é pertinente levá-la para a sala de aula com o objetivo dos alunos se apropriarem desse gênero discursivo, desenvolvendo uma atitude responsiva.

As propagandas de Bancos analisadas foram veiculadas na revista Veja e são organizadas de forma a produzir um discurso que convença o destinatário a adquirir o produto. A primeira é do Bradesco, e a segunda do Banco do Brasil; ambas no campo da imagem demonstram intencionalidade e no da escrita usam a argumentação e a repetição de palavras.

O processo de produção de sentidos a partir da leitura do gênero discursivo propaganda impressa na escola, ao utilizar-se da perspectiva interacional da leitura pode alcançar resultados satisfatórios e só acrescenta a sociedade letrada atual.

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