
Relatar Educação é dar margem para algo complexo que engloba inúmeros conceitos e relações, as quais trazem a tona questionamentos que por inúmeras vezes podem ser discutidos, porém, dificilmente teremos uma resposta precisa a respeito.
Ao relacionarmos Educação e Ideologia, temos a segunda como um conjunto de ideias e práticas errôneas vistas como verdadeiras para manter o domínio de determinada classe social. A ideologia encontra-se presente na Educação, isso nos é remetido até mesmo no momento que lemos seu conceito, sob essa ótica ela tende a afastar as pessoas e classes sociais, e apesar do educador possuir a teórica tarefa de eliminá-la jamais conseguirá, pois ela também é vigente nas escolas, uma vez que os acontecimentos existentes fora do ambiente escolar sempre acabam adentrando seus muros.
Cabe ao educador, portanto, desenvolver em seus alunos um senso crítico e reflexivo, objetivando um preparo por parte destes para que sejam capazes de fazer indagações a respeito da realidade mascarada em que vivemos.
Chegar à emancipação em vez da alienação através da Educação é algo que requer uma atitude meramente filosófica por parte dos indivíduos, pois a ideologia dominante tende a provocar a alienação; isso acontece porque na maioria das vezes, ao invés de nos posicionarmos a respeito de algo acabamos aceitando a escolha de outros.
Emancipar-se é tornar-se livre, e a Educação prega exatamente a liberdade do indivíduo, porém essa independência acaba não ocorrendo nem mesmo nela, devido principalmente às ideologias que a cercam e que também faz parte. É fato que o meio emancipador do indivíduo se chama Educação, mas temos que nos atentar a politizá-la, e não o contrário, aceitarmos o que prega sua política.
Educação, ideologia, emancipação e alienação estão intimamente relacionadas, a primeira detêm as demais; é papel do educador conscientizar seus educandos do que lhe faz crescer ou retroceder, situá-lo ou eliminá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário