quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Disciplina: Filosofia da Educação / O conhecimento não pode ser considerado neutro.


Conhecer é algo difícil de ser definido, pois se trata de um conceito bastante abrangente, uma vez que o conhecimento é a nós concebido desde o princípio da nossa existência, envolvendo todos os aspectos da vida humana.

À medida que crescemos, ampliamos o nosso saber, que se dá entre outros, através das indagações, estudo, pesquisa, convivência; portanto, considerar o conhecimento como neutro é apoiar-se numa concepção totalmente errônea.

Segundo o Dicionário Aurélio, neutro é definido como algo imparcial, indistinto, que se mostra indiferente. Baseado nesse conceito é bem simples compreender a oposição existente entre neutralidade e conhecimento, pois o último jamais pode ser visto como algo que nem é significativo nem trivial, nem útil nem inútil, principalmente por ser através do conhecimento que se dão as diversas descobertas que propiciam ao homem compreender a sua realidade.

Um aspecto esclarecedor de que o conhecimento não é neutro é a questão do seu uso para o bem (avanços de pesquisas na área da medicina) ou mal (construção de armas para destruição em massa) da humanidade. Outro ponto relevante é que o conhecimento é construído no interior de um universo ético e cultural que precisa ser analisado criticamente.

Concluo pontuando que estas são apenas algumas das caraterísticas por mim enfatizadas para afirmar a aneutralidade do conhecimento, porém, existe ainda um enorme leque de posições que nos levam a compreender tal posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário