quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Disciplina: Filosofia da Educação / Explicação sobre as tendências inatista-racionalista, empirista-racionalista, criticismo e dialética.

Com base nos questionamentos que visam discutir as possibilidades do conhecimento como verdadeiro ou não, surgiram várias teorias de cunho filosófico bastante importantes, e que foram desenvolvidas alinhadas ao progresso do mundo moderno. Segue abaixo uma explicação sucinta sobre cada uma delas.

A teoria inatista-racionalista defendia o inatismo das razões e ideias, afirmando que ao nascer o ser humano já está provido de um conhecimento verdadeiro posto por Deus em seu intelecto, sendo assim, o pensamento é considerado como anterior a existência, e não resultante da imaginação ou dos sentidos.

O empirismo (teoria empirista-racionalista) já defende outra posição, a de que o conhecimento só se torna possível através das “experiências”, porta de entrada dos saberes para a mente e razão humana; este se dá a partir do momento em que os sentidos humanos captam as sensações e a transmitem ao cérebro.

A tendência crítica tem por objetivo a conciliação das anteriores, levando em consideração apenas seus aspectos positivos (inatismo – os sentidos são responsáveis por captarem as impressões do mundo / empirismo – já nascemos capazes de raciocinar). Segundo o criticismo, portanto, o conhecimento verdadeiro se dá quando o trabalho dos sentidos é combinado com o da razão.

Por fim a dialética, vista como meio para explicar/fundamentar o conhecimento humano é uma posição filosófica que se caracteriza por ser constituída de três momentos: tese (ideia) – antítese (oposição à ideia proposta na tese) – síntese (solução deste confronto de ideias).

Todas essas tendências, se bem observadas, vão tomando uma extensão que visa o aprimoramento da anterior, tendo em vista o desejo de esclarecer, cada vez com mais precisão, como se chegar ao conhecimento verdadeiro.

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